Ensino Integral

img

Período Integral

Educação Infantil

O período integral na educação infantil permite que as crianças participem de atividades educacionais, recreativas e culturais durante todo o dia. Isso promove um desenvolvimento integral, abrangendo aspectos cognitivos, sociais, emocionais e físicos. As crianças têm mais tempo para aprender, brincar e interagir com seus colegas, o que contribui para um crescimento equilibrado em todas as áreas.

O ambiente de período integral favorece a convivência entre as crianças por um tempo mais prolongado. Isso facilita o desenvolvimento de habilidades sociais, como a empatia, a cooperação, a resolução de conflitos e a tolerância. As crianças aprendem a compartilhar, a trabalhar em equipe e a se relacionar com pessoas de diferentes origens, o que é essencial para o seu crescimento pessoal

Ensino Fundamental Anos Iniciais

O novo integral tem como objetivo principal otimizar o tempo de permanência do aluno na escola, tornando o estudante  protagonista de sua própria aprendizagem. Desse modo, fizemos modificações na dinâmica do trabalho pedagógico, com vistas a aumentar a produtividade dos alunos por meio da ampliação da jornada escolar, com o cumprimento de todo conteúdo curricular no espaço escolar, monitorado por professores, a fim de garantir o melhor rendimento possível. Além disso, o segmento continuará oferecendo aulas de Francês e de Espanhol, atividades físicas, aulas no Laboratório de Ciências, orientação nutricional e aulas na Cozinha Experimental, metodologia de técnicas de estudo, preparação para as avaliações e desenvolvimento integral dos educandos.

Dentre as principais mudanças propostas, destacamos:

Formação de turmas exclusivas de Integral, favorecendo uma programação diferenciada e específica para o segmento.

Adequação do horário escolar de tal maneira que as aulas especializadas concentrem-se, em sua maioria, após o recreio do turno vespertino, garantindo os primeiros horários para as disciplinas que demandam maior disposição e atenção para o processo de aprendizagem.

Acréscimo de aulas que tornarão o plano curricular mais arrojado, já que haverá tempo hábil para que todas as atividades pedagógicas, inclusive os estudos preparatórios para as avaliações, sejam realizadas na escola, sob orientação dos professores.

Ensino Fundamental Anos Finais

Tem como objetivos principais otimizar o tempo de permanência do aluno na escola e tornar o estudante o protagonista de sua própria aprendizagem. Assim, fizemos modificações na dinâmica do trabalho pedagógico, com vistas a aumentar a produtividade dos alunos por meio de um horário de aulas que respeite as especificidades das disciplinas e os limites característicos da faixa etária, a fim de garantir o melhor rendimento possível.

A proposta prevê, ainda, tempo de estudo individual para os alunos, orientado por professores, e aulas reservadas para o desenvolvimento de projetos que vão compor, de fato, a educação integral dos nossos estudantes.

Dentre as principais mudanças propostas, destacamos:

Formação de turmas exclusivas de Integral, favorecendo uma programação diferenciada e específica para o segmento.

Horário de almoço diferenciado para os alunos do Integral, em relação aos demais alunos dos Ensinos Fundamental Anos Finais e Médio.

Adequação do horário escolar de tal maneira que as aulas especializadas concentrem-se, em sua maioria, após o recreio do turno vespertino, garantindo os primeiros horários para as disciplinas que demandam maior disposição e atenção para o processo de aprendizagem.

Acréscimo de aulas que tornarão o plano curricular mais arrojado, já que haverá tempo hábil para que todas as atividades pedagógicas, inclusive os estudos preparatórios para as avaliações, sejam realizadas na escola, sob orientação dos professores.

Nessa concepção, temos a convicção de que o novo formato do Integral promoverá um avanço significativo no trabalho pedagógico que realizamos e de que nossos alunos serão os principais beneficiados nesse processo.

Primeiro Mundo | Centro Educacional