Ensino Fundamental Anos Iniciais

img

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Nossa proposta metodológica para os anos iniciais do Ensino Fundamental privilegia a polivalência humana, a formação multicultural do indivíduo e o desenvolvimento de habilidades e competências.

Tomamos como base o conhecimento conceitual e um enfoque interdisciplinar e contextualizado, com vistas à formação de competências cognitivas e de cidadania. A metodologia é entendida como um conjunto de princípios e pressupostos teóricos, cuja aplicação norteia o caminho e as abordagens da prática pedagógica, ou seja, diz respeito à lógica de estruturação e abordagem dos conteúdos/conhecimentos.


A prioridade do Ensino Fundamental Anos Iniciais é formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade, desenvolvendo a capacidade de:

  • Aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • Compreender o ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • Adquirir conhecimento, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • Fortalecer os vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca;
  • Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais;
  • Se posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva;
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como dos aspectos socioculturais de outros povos e nações;• se perceber como agente integrante, dependente e transformador do ambiente;
  • Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos;
  • Questionar a realidade, formular problemas e resolvê-los, utilizando para isso a análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.


Tecnologias Digitais

À medida em que vão crescendo e se desenvolvendo, os alunos passam a realizar outros jogos nas aulas de Tecnologias Digitais, com maior complexidade. Já nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os alunos aprendem a programar brincando, criando um pensamento computacional natural para resolução de desafios com personagens que eles adoram, como Moana, Star Wars, Flip Bird, Minecraft, entre outros.


O Minecraft é um recurso muito utilizado na escola para a criação do projeto-piloto que recebe o nome de “Fazendeiros Urbanos”. O objetivo do projeto é estimular os alunos a pensarem e a desenvolverem soluções sustentáveis para um ambiente e uma vida mais saudável, trazendo o campo para dentro da cidade com soluções muito criativas. O ambiente do jogo serve para que os alunos montem os espaços funcionais, conforme o projeto de pesquisa de cada um.


Os robôs também são peças importantes para a realização das atividades nas aulas de tecnologia. Os trabalhos são desenvolvidos em etapas. Na etapa de montagem, estimulamos o trabalho em equipe e a organização, assim como a programação do robô (pensamento lógico). As etapas variam em complexidade, pois iniciam com objetivos primários, como ligar e desligar um motor e utilizar sensores com os quais lidamos no dia a dia, e alcançam objetivos mais robustos, como a criação de um robô capaz de seguir um caminho determinado e de localizar um objeto numa área de risco, simulando um resgate. Tudo isso acontece de forma autônoma, programada pelos alunos.


Projetos Institucionalizados do Ensino Fundamental Anos Iniciais

Ensino Bilíngue – No Ensino Fundamental, a partir do 2º ano, as crianças têm contato diário com a Língua Inglesa. Além da carga horária estendida, igual à carga horária da língua materna, são desenvolvidos projetos, imersões, apresentações musicais e teatrais, além de conversação com os alunos em inglês, familiarizando-os com a língua estrangeira e aprofundando os conhecimentos adquiridos desde a Educação Infantil.


Teatro – A arte é uma forma de expressão e de linguagem que permite a manifestação dos sentimentos. O teatro possui uma função importante na formação da criança, pois auxilia no crescimento pessoal e cultural do indivíduo. É papel do teatro explorar a autoconfiança, a imaginação, o convívio e a relação social com o próximo. Além disso, o teatro ajuda a superar a timidez de se expressar em público; favorece o autoconhecimento; desperta a consciência corporal e a coordenação motora; reforça o interesse das crianças pela leitura e literatura; ensina as crianças a controlar suas emoções; motiva o exercício do pensamento e permite que as crianças brinquem com o mundo da fantasia. Todas as séries do Ensino Fundamental apresentam espetáculos teatrais no decorrer do ano letivo.


Projetos Literários – Com o objetivo de estimular a leitura e a produção artística de nossos alunos, são desenvolvidos alguns projetos literários nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Dentre eles, destacamos a Estante Mágica, um projeto que leva os estudantes à produção de um livro. O aluno cria e ilustra a história criada. Depois, o livro é publicado para ser lançado em uma tarde de autógrafos, com a presença das famílias.


Projeto “Pé no 6º” – O projeto “Pé no 6º” é uma iniciativa do Centro Educacional Primeiro Mundo que visa à preparação dos alunos para a passagem da série final do 1º ciclo do Ensino Fundamental (5º ano) para a série inicial do 2º ciclo (6º ano). Essa preparação objetiva diminuir a ansiedade dos alunos e das famílias nessa importante transição, proporcionando aos educandos do 5º ano a vivência de algumas situações da série subsequente, com vistas a uma adaptação mais rápida e menos impactante para todos os envolvidos no processo. O principal objetivo do projeto é promover atividades de adaptação dos alunos na passagem do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental e garantir avanços na aprendizagem, na postura de estudante, nas relações interpessoais e no desenvolvimento pessoal.


Cozinha Experimental – A exemplo do que acontece na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, o aluno também é estimulado a realizar projetos, principalmente bilíngues, na Cozinha Experimental. Durante as aulas realizadas nesse espaço, os alunos manipulam os alimentos e auxiliam no preparo. Isso torna a aula divertida e diferente. A nutricionista e os professores selecionam a receita de acordo com os conteúdos/temas trabalhados em sala. As receitas são desenvolvidas priorizando e estimulando os sabores, a higiene, a relação da criança com o alimento e os utensílios de cozinha e, principalmente, a alimentação adequada desde a infância.