Ensino Médio

img

Ensino Médio

Nossa proposta pedagógica oferece um Ensino Médio diferenciado, em que as relações entre a comunidade escolar e as atividades acadêmicas são horizontalizadas e o processo de construção do conhecimento torna-se uma ação coletiva, balizada por profissionais competentes e sensíveis às necessidades de cada aluno.


A preparação para essa fase já começa no 9º ano do Ensino Fundamental, série que denominamos de “Pré-Médio”, na qual os professores de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio trabalham junto à equipe do Ensino Fundamental, promovendo uma transição tranquila para o início do novo segmento.


Como complemento para a execução de um projeto de excelência, apresentamos uma carga horária ampliada, com opção de Ensino Integral ou Semi-integral. Tal diferencial permite que disciplinas que contemplem temas transversais sejam incorporadas à grade curricular, o que prepara os alunos não só para os processos seletivos mais concorridos, por meio de simulados preparatórios nos modelos de Universidades Federais e do Enem, como também para seu autodesenvolvimento e autorrealização.


A nossa proposta para a última etapa da Educação Básica leva em consideração a legislação vigente para a oferta do novo Ensino Médio. Nela, será possível abordar e promover a interação de conteúdos e experiências que permitam, por meio do uso de ferramentas pertinentes, a construção de uma visão crítica e de uma postura intervencionista por parte dos alunos na avaliação, inserção e transformação das ações reguladas pela sociedade que integram, bem como da construção de relações sociais inclusivas em todos os seus aspectos, desenvolvendo, dessa forma, sujeitos plenos e conscientes no exercício de sua cidadania.


Em consonância com os atuais marcos legais para oferta do Ensino Médio, consubstanciados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9394/96) e com a Resolução de Nº 2 das Diretrizes Curriculares Nacionais (30 de janeiro de 2012), apresentada como uma atualização das diretrizes, as práticas e abordagens metodológicas serão direcionadas para dotar os indivíduos da capacidade de acessar e interpretar os recursos e repertórios de sua cultura, incluindo os saberes tradicionais, as preocupações com o meio ambiente, com as relações do trabalho, da saúde, da sexualidade, dos conflitos étnicos e sociais, a fim de ampliar sua visão sobre a igualdade de direitos, bem como proporcionar a possibilidade de ressignificar os valores éticos, políticos e estéticos que compõem as normas de conduta de sua realidade espacial e socioeconômica.


Com o objetivo de substituir o modelo único de currículo do Ensino Médio por um modelo diversificado e flexível, a Lei nº 13.415/2017 estabelece que o currículo do Ensino Médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos que poderão ser ofertados conforme a relevância, levando em consideração o contexto local e as possibilidades do sistema de ensino, com ênfase nas seguintes áreas do conhecimento:

I – linguagens e suas tecnologias;
II – matemática e suas tecnologias;
III – ciências da natureza e suas tecnologias;
IV – ciências humanas e sociais aplicadas.
V – formação técnica e profissional.


Os itinerários formativos devem organizar-se em torno dos eixos estruturantes relacionados a seguir:

* Investigação científica;
* Processos criativos;
* Mediação e investigação sociocultural;
* Empreendedorismo.


Cada eixo tem um foco pedagógico específico e o conjunto de habilidades e de competências que precisa ser desenvolvido, seguindo o que está disposto nos referenciais curriculares para a elaboração de itinerários formativos.


Seguindo os referenciais curriculares para elaboração de itinerários formativos, atingimos quatro objetivos fundamentais:

* Aprofundar e ampliar as aprendizagens relacionadas às competências gerais da Educação Básica e às áreas de conhecimento;
* Consolidar a formação integral dos estudantes desenvolvendo a autonomia necessária para que realizem seus projetos de vida;
* Promover a incorporação de valores universais como ética, liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade.
* Desenvolver habilidades que permitam aos estudantes a ter uma visão de mundo ampla e heterogênea, a tomar decisões e agir nas diversas situações na escola, no trabalho e/ou na vida.


Tecnologias Digitais

Durante o Ensino Médio, nossos alunos desenvolvem a Mostra de Ciência e Tecnologia. Com conhecimentos adquiridos por meio de pesquisas e de experimentação realizadas durante as aulas de Tecnologia nos anos do Ensino Fundamental, nossos adolescentes e jovens estão aptos a demonstrar o conhecimento adquirido, propondo soluções inteligentes para problemas práticos do dia a dia, tornando funcional e significativa toda a aprendizagem resultante das experiências em laboratório.


Neste ano, será utilizado o Espaço Maker para o desenvolvimento da mostra.

No Espaço Maker, a experimentação será o carro-chefe. Nele, os alunos serão estimulados a explorar, testar hipóteses, inventar, construir, dar novos significados, desenvolver trabalho colaborativo e coletivo. Para tanto, a escola adquiriu diversas ferramentas a fim de dar suporte às criações, como, por exemplo, impressora 3D, CNC (máquina de corte), prensas térmicas e ferramentas como alicate, martelo, serra etc. Teremos muitos momentos inventivos e de grande conhecimento. As aulas serão integradas para que sejam exploradas todas as áreas do conhecimento.


Nosso objetivo é oportunizar todo o acesso possível dos alunos às tecnologias, a fim de dar sentido aos conteúdos desenvolvidos pelos professores das demais disciplinas, para que haja aprendizagem significativa a partir do uso de jogos e de desafios e pesquisas que são lançados pelas diferentes áreas do conhecimento, em especial relacionados às ciências, à matemática e à lógica de raciocínio.


* Toefl® – O Centro Educacional Primeiro Mundo alcançou mais um importante objetivo para a excelência do ensino bilíngue que oferece aos alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.  Somos a primeira e única escola do Espírito Santo a obter a licença do Toefl®.  O Toefl® é um exame que tem o objetivo de avaliar o potencial individual de falar e entender o inglês em nível acadêmico. É requerido para a maior parte dos estudantes estrangeiros que tentam ingressar em universidades de países nos quais o inglês é considerado a primeira língua.


* Academia Primeiro Mundo – Além das atividades esportivas que o Plano Curricular já prevê nas aulas de Educação Física, o Centro Educacional Primeiro Mundo inova, mais uma vez, ao oferecer aos seus alunos uma academia na escola. Trata-se da aquisição de um Kit Kids, fabricado pela HOIST,nos Estados Unidos. O kit é composto por equipamentos especialmente projetados para atender a pré-adolescentes, adolescentes e jovens, respeitando as características dessas fases de desenvolvimento.


Seguem outras informações importantes e específicas sobre o Ensino Médio do Centro Educacional Primeiro Mundo.

Os conteúdos programáticos desenvolvidos no Ensino Médio envolvem conhecimentos de Língua Portuguesa (Gramática, Literatura e Redação), Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia, Língua Inglesa, Espanhol, Sociologia, Filosofia, Arte e Educação Física. Para cada série são selecionados os temas a serem estudados. A partir dessa seleção, são adotados materiais didáticos, que servem como referência para o desenvolvimento do trabalho pedagógico em cada área do conhecimento.


A listagem de objetivos a serem alcançados e de conteúdos programáticos desenvolvidos por cada área do conhecimento e/ou disciplina constam no Plano Anual de Curso de cada série, por trimestre letivo. Durante todo o Ensino Médio, o registro da avaliação é realizado nos trimestres e são atribuídas notas, considerando-se que os resultados obtidos pelos alunos são utilizados como referenciais para revisão do trabalho do próprio professor.


Projetos Institucionalizados do Ensino Médio

Mostra de Ciência e Tecnologia – Por meio dos projetos desenvolvidos por nossos alunos e apresentados na mostra, várias possibilidades e soluções são apresentadas à comunidade escolar, como, por exemplo, ter o controle da casa literalmente nas mãos, através do celular, podendo acender as lâmpadas, abrir cortinas e ligar aparelhos eletrônicos, ver o funcionamento de um chuveiro que regula a temperatura conforme o clima, conhecer a qualidade da água através da sua turbidez e assistir ao trabalho de um robô, construído e programado pelos alunos, que recolhe o lixo e o separa sozinho, etc.


Durante a preparação da mostra, nossos adolescentes e jovens trocam informações, argumentam, testam, erram, verificam onde erraram, reconfiguram, acertam, compartilham, aprendem e ensinam.


Descobrir, inventar, inovar e compartilhar são os nossos objetivos também para 2018! Temos muitos projetos e desafios para os nossos alunos! Será um ano de muita criatividade e aprendizagem para todos!


Jogos Interclasses – Assim como no Ensino Fundamental II, os alunos do Ensino Médio também participam dos Jogos Interclasses. Nesse evento esportivo, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar diferentes categorias/modalidades esportivas e socializar com alunos de outras turmas.


Viagens pedagógicas – Os passeios culturais também acontecem para alunos do Ensino Médio. Os alunos da 1ª e da 2ª série realizam uma viagem pedagógica e de lazer a cada ano.


High School – Por meio de um convênio entre o Centro Educacional Primeiro Mundo e a Genium High School – Instituição de Ensino americana, os alunos têm a possibilidade de conquistar, ao final do Ensino Médio, o duplo diploma (brasileiro e americano). Essa conquista viabiliza o acesso dos nossos estudantes a diversas universidades americanas, além de constituir-se título e diferencial no currículo de futuros profissionais que queiram atuar nas maiores empresas brasileiras ou estrangeiras.  As matrículas no High School podem ser feitas a partir do 8º ano.


Feira de Profissões – Dentre os diversos eventos voltados para a Informação Profissional dos alunos, é realizada anualmente uma edição da Feira de Profissões, com exposição dos cursos e palestras sobre as áreas de atuação no mercado de trabalho. Embora seja uma atividade voltada para o Ensino Médio, toda a comunidade escolar é convidada a participar do evento.


Projeto de vida – Com o compromisso da formação integral, o Projeto de Vida SAS tem o propósito de orientar cada aluno na construção de sua identidade e na busca de seu papel como cidadão e profissional.


Projeto de vida é um planejamento feito para atingir um conjunto de objetivos pessoais e profissionais que contribuam para a atuação ética na sociedade e para a atribuição de sentido à existência.


Projeto permanente do Ensino Médio que, a partir da perspectiva do desenvolvimento da inteligência emocional, trata de temas sociais e contemporâneos numa concepção integrada, conforme orientação das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Parecer CNE/CEB nº7/2010 e Resolução CNE/CEB nº 04/2010).  Em nossa escola, o projeto constitui-se de encontros semanais com os estudantes, monitorados por um professor, para a discussão dos temas como auto aceitação, relações interpessoais, respeito às diferenças, racismo, sexismo, homofobia, dentre outros.